Bloqueio criativo faz parte da vida de todo artista. Vamos descobrir como superar!

Esse é um problema comum entre pessoas que trabalham em áreas que pedem maior criatividade: designers, fotógrafos, pintores, cantores, compositores, e, é claro, escritores. Vez ou outra somos pegos por essas duas palavrinhas: bloqueio criativo. E ai? Como superar isso?

Bem, acredito que não haja uma formula. Somos seres humanos complexos, e cada um tem a sua maneira pessoal de buscar inspiração e driblar o bloqueio criativo. Talvez essa seja a chave: identificar fontes de inspiração e deixá-la fluir em seu trabalho. Outra coisa importante é você identificar a raiz desse bloqueio criativo.

Esse é um assunto delicado, e muitos profissionais ficam “travados” durante muito tempo. Sei que sou estreante na área, mas já entendo que esse é um problema comum, e pode acontecer com qualquer um, independentemente da genialidade. Bloqueios criativos não definem seu perfil profissional, seu talento, ou quem você é. Eles são parte da vida de todo artista.

Procure observar o que tira essa criatividade, o que “trava” sua inspiração. Geralmente, são os nossos problemas cotidianos, stress, preocupações, mas pode ser simplesmente aquele período em que você não está fluindo. Acontece, mas não se desespere. Relaxe, distraia a mente e o corpo, procure se divertir, interagir com amigos e pessoas que fazem você se sentir bem. Assista seus filmes preferidos, ouça suas músicas favoritas, caminhe, procure conhecer novas fontes de inspiração, leia livros parecidos com o que você está escrevendo, enfim, tente de tudo para vencer esse bloqueio.

O importante realmente é não desanimar e ver essa situação apenas como um simples obstáculo como tantos outros, e não algo que lhe desmereça. Acredite em seu potencial, em seu valor! Sei que às vezes parece difícil, mas é aí que você precisa recorrer aos familiares e amigos, pois geralmente são eles que colocam nossa mente e auto-estima de volta no lugar. Não desista! Continue trabalhando e você vai descobrir como vencer o bloqueio criativo.