Quando a gente recebe um convite para um aniversário ou quer agradar um amigo, a busca por um bom presente pode ser complicada, não é? Às vezes, a pessoa até dá uma pista do que deseja, mas nem sempre fica claro qual o presente ideal. Uma boa ideia que sempre vem a nossa mente são os livros. Mas, o mundo dos livros é muito amplo e há muita oferta a considerar. Então se você já perguntou como escolher um livro para dar de presente, este post vai te ajudar!

Como escolher um livro para dar de presente: dicas infalíveis para acertar em cheio!

Em primeiro lugar, certifique-se de que a pessoa realmente gosta de ler. Infelizmente, tem gente que prefere outros tipos de presentes, não livros. Por outro lado, se você deseja incentivar a leitura ou mostrar a essa pessoa como ler um livro é bom, vale a pena tentar algo novo. Veja a seguir:

Dica #1: Observe os hábitos e gostos da pessoa

Essa dica de como escolher um livro para dar de presente vale tanto para quem você sabe que ama ler ou ainda está em dúvida se gosta ou não de livros. Afinal, existem obras sobre todos os assuntos e para todos os gostos. Então se você quer saber como escolher um livro para dar de presente a uma pessoa, observe seus gostos em geral.

Por exemplo, essa pessoa assiste futebol frequentemente? Se sim, qual o time dela? Qual campeonato está em andamento? Qual o seu jogador favorito? Descobrindo essas questões, você pode buscar livros do tipo almanaque de futebol, do próprio time e etc.

Outro exemplo é se a pessoa gosta de cozinhar. Você pode escolher um livro de gastronomia onde o leitor vai encontrar novas receitas para fazer em casa. Ou, se a pessoa gosta de viagens, uma boa dica seria um guia turístico. Enfim, as possibilidades são inúmeras dependendo dos hábitos e gostos em geral da pessoa.

Quer dar um livro de ficção de presente? Clique no banner abaixo para conhecer obras inéditas!

Conheça os Livros da Autora Dani Ferreira

Dica #2: Entenda o momento do leitor

Existem várias fases do leitor. Em suma, temos as etapas do:

  • Pré-leitor: neste caso, o ideal é valorizar mais o conteúdo visual do que texto;
  • Leitor iniciante: que já sabe ler e entender o significado das palavras, mas ainda precisa de um mediador de leitura. Nesse caso, o ideal seriam histórias encantadoras repletas de imaginação e ainda com maior parte de elementos visuais;
  • Leitor em processo: que já tem certa autonomia para leitura e tem muita curiosidade. Nesse caso, contos fantásticos, histórias de folclore e magia são as mais apreciadas;
  • Leitor fluente: que já consegue absorver histórias mais complexas e está aberto a romances de aventura, romances românticos, história da atualidades e obras de ficção-científica;
  • Leitor crítico: que está pronto para experimentar qualquer tipo de texto novo e já desenvolveu um pensamento crítico próprio.

Assim, mais do que idade, pense no nível de maturidade literária que essa pessoa se encontra. Pelo que tenho visto, crianças podem já ter um desenvolvimento crítico mais profundo do que muito adultos e conseguir acompanhar perfeitamente um livro de ficção-científica.

Por outro lado, vejo muitos idosos se interessando por contos fantásticos, livros mais curtos e com temáticas do universo infantil. Isso mostra como não há idade para buscar encantamentos, escapes literários capazes de simplesmente nos divertir e emocionar.

Logo, quando procurar formas de como comprar um livro parar dar de presente, tente identificar qual fase a pessoa se encontra.

Dica #3: Procure o máximo de informação possível sobre o livro

Em terceiro lugar, após pesquisar o perfil do leitor em questão, chega o momento de pesquisar livros de acordo com seus gostos, bem como sua fase de leitor. Nesse sentido, procure na internet por novidades literárias, converse com livreiros, amigos e conhecidos. Procure o máximo de informação sobre novos títulos, sem se deixar levar por preconceitos! Assim, analise:

Essas informações são úteis tanto para saber se o livro faz sentido para quem você quer presentear quanto para explicar o porquê de ter escolhido o título para dar de presente. Dessa forma, você demonstra sua atenção e carinho.

Além disso, quando uma pessoa recebe um livro de presente, ela quer ter uma noção do assunto da obra, outros trabalhos do mesmo autor e livros semelhantes como referência de leitura. Isso aguça a curiosidade e gera vontade dessa pessoa realmente ler o livro.

Dica#4: Na dúvida, entre em contato com o autor

Por que não? A internet facilita a interação entre escritores e leitores. Uma boa forma de tirar suas dúvidas sobre um livro é entrando em contato com o escritor. Quem melhor do que o criador da obra para falar sobre o assunto?

Então, se você quiser inovar de verdade, peça uma cópia dedicada especialmente para seu amigo! Já pensou em chegar à festa com um livro autografado e com dedicatória exclusiva? Seria legal, não é?

Logo, há muitas formas de pensar em como escolher um livro para dar de presente. Mas, todas elas partem do conhecimento dos hábitos e gostos de quem se deseja presentear. Para isso, observe sua rotina e abra sua mente para novos autores. Assim, você certamente dará um presente inesquecível! Se você gostou das dicas, compartilhe com outros leitores!